• Liz Unikowski

Pílulas de sustentabilidade III - para ver, chocar e refletir.



O primeiro post vamos focar nos oceanos e impactos ambientais que prejudicam a biodiversidade e consequentemente nossa existência.


Oceanos de Plástico




Começando com uma informação importante, tem no Netflix!


O filme é muito completo sobre todas as questões e impactos da quantidade de plásticos nos oceanos. Todo mundo já ouviu alguma coisa sobre o assunto ou viu a foto da tartaruga com o canudinho no nariz, mas quando se vê todos esse animais que vivem e se alimentam da biodiversidade dos oceanos, machucados e morrendo de tanto plástico no estômago, nos damos conta que esta já é uma realidade cruel que precisamos encarar. Agora imagina saber que populações são inundadas por ilhas de plásticos. Materiais que nunca geraram em suas terras, vindos de outros continentes, cheios de toxinas e substâncias cancerígenas?!

Apenas assistam!


Collapse of the Oceans



Tem no Youtube :)!

Nesse filme, aquele "gatinho" da série Dawsons Creek, que é apaixonado pelos mares, vai atrás de explicações sobre o que está havendo com a vida marinha e as mudanças que sofreu nos últimos anos.

A partir dele, entendemos o quanto que a situação é alarmante e percebemos que não temos muito tempo para mudar. Ele também mostra o como populações com economias baseadas na pesca estão sofrendo com estes impactos. Mas talvez a gente não se importe já que parece uma situação distante, né?!


Os dois filmes abordam o mesmo tema, as vezes compartilham as mesmas informações e entrevistas com especialistas. Mas a situação é de emergência, quanto mais assistirmos, mais cairemos na real!


Estamos habituados a adquirir coisas por uma questão de gosto, vejo muitas pessoas falarem que não são elas que farão a diferença. Assim seguimos enchendo nossos mares e aterros com canudinhos, garrafas, copos e todo tipo de plástico barato e cancerígeno.


Está cada vez mais claro que nossos ações impactam e refletem em todo mundo. O planeta terra é um só, e é NOSSO. Será mesmo que uma pessoa não fará a diferença?!

Empatia, coletividade, colaboração, atenção e boas escolhas, certamente já serão um belo início :). Não esqueçam que o tempo fica cada vez mais curto, a ação de cada um pode mudar o mundo e mover montanhas, mesmo que sejam de lixo.

6 visualizações

Jessica Unikowski  - CNPJ: 21.382.431/0001-30 - Escritório: Rua Visconde de Pirajá, 4, sala 701.

Ipanema. Rio de Janeiro - RJ - Tel: +5521-981647595 - contato@usepar.com